As etapas do transporte e a importância das pessoas

Você está visualizando atualmente As etapas do transporte e a importância das pessoas

Você sabe como funciona cada processo para que sua mercadoria seja entregue corretamente no seu cliente ???

Bom vamos lá !!!

Hoje vivemos em mundo extremamente acelerado onde compras e vendas são feitas em segundos. Mecanismos foram desenvolvidos e hoje são capazes de fazer grandes negociações com apenas um “click”.

Mas mesmo com uma enorme atuação da tecnologia ainda somos dependentes de pessoas e bons relacionamentos para que os processos funcionem corretamente.

Os processos são:

Cotação

A cotação (consulta do valor que será cobrado pelo serviço) é solicitada pelo embarcador ao transportador . Muitas empresas (embarcadores) já trabalham em parceria com transportadores, ou seja, já existe uma tabela pré definida entre ambas para que essas cotações não sejam mais necessárias.

Coleta

A coleta (recolhimento do material a ser transportado, na empresa, residência do embarcador ou em outro endereço pré definido) deve ser solicitada com o máximo de antecedência para que a transportadora tenha mais tempo hábil. Não podemos esquecer, para que as coletas sejam executadas dentro do prazo estipulado a transportadora depende de vários fatores externos, como o trânsito, o veículo estar próximo da região e que tudo que foi programado anteriormente tenha dado certo.

Emissão do Ct-e (Conhecimento de Transporte Eletrônico)

O Ct-e é um documento fiscal brasileiro, emitido pelas transportadoras de carga para cobrir as mercadorias entre a localidade de origem e seu destino. Nele constará todas as informações necessárias para o transporte, informações sobre seguro e para faturamento da cobrança do serviço. Algumas empresas cobram frete peso outras percentual de nota fiscal, tudo depende do acordo comercial.

Consolidação

A consolidação do frete fracionado, é a formação da carga para lotar um caminhão. Todas as coletas são levadas para um armazém, são separadas e carregadas para serem transportadas para seu próximo destino, sendo ele o final ou intermediário.

Transporte

Após a carga estar pronta, caminhão cheio ou não, atendendo o prazo determinado no acordo com os embarcadores, o transporte é feito de um armazém a outro ou diretamente a um destinatário quando a carga era apenas de um embarcador.

Desconsolidação

Quando as cargas de embarcadores distintos chegam no armazém, elas precisam ser separadas e embarcadas novamente para seu destino final.

Last leg

A “última perna” é o último trajeto da carga, nessa etapa o destinatário receberá sua encomenda. Esse momento é muito importante para que a operação seja finalizada.

Cobrança

Com o retorno do protocolo devidamente assinado pelo destinatário é iniciado o processo de cobrança. O embarcador passa a ter acesso desse protocolo digitalizado via web e em poucos dias já recebe sua fatura e boleto com vencimento para a data pré acordada no ato da cotação, ou pré estipulada por acordo comercial.

E agora você deve estar se perguntando,

Tá bom … mas … e a importância das pessoas que você citou lá em cima ??

Por mais “TOOOOOOP” que seja toda a tecnologia usada em todos esses processos, ainda temos todo o controle da operação em nossas mãos.

As pessoas envolvidas precisam estar bem treinadas e preparadas para lidar com todos os tipos de contratempos que possam surgir durante os processos.

Mas se faz necessário alguém se preparar para carregar caixas ??? CLAAAARO !!!

Vamos pontuar algumas situações:

A mercadoria chegou avariada no destinatário.
Foi no transporte ? Ela não pode ter sido coletada já avariada ?

Essa possibilidade não é nula concorda comigo?

Sim, a possibilidade não é nula até mesmo porque muitas caixas veem lacradas.

Mas para o embarcador qual a vantagem de enviar uma material quebrado ???

Nenhuma claro !!!

Mas acredite, acontece.

Se as pessoas que estão coletando a mercadoria se atentarem, ouvir algum barulho estranho dentro da caixa, algo solto, barulho de vidro quebrado ou até mesmo perceber que a caixa esta amassada ele pode sim informar o embarcador para que seja feito uma observação na ordem de coleta, ou informar o departamento responsável da transportadora para que seja formalizada essa informação.

O profissional treinado armazena, manuseia e passa informações de forma adequada.

E o Ct-e ? Ah … Claro ! Esse não tem perigo dar errado porque quem faz é o sistema …

Nããããããããããão !!!

Ele não faz tudo sozinho. Normalmente ele é gerado através das informações que foram cadastradas na hora da cotação.

Mais uma vez as pessoas se fazem presentes na operação.

E por fim não vamos nos esquecer dos motoristas, aqueles que passam horas e horas dedicados para que todos essas etapas tenham sucesso.

Bons relacionamentos interpessoais geram bons resultados comerciais !